quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tire melhor proveito dos alimentos! (II parte)

Na continuação do post anterior, vou agora propor mais umas dicas, mas desta vez mais específicas, para comprar certos alimentos e conservá-los.


Agrião: as folhas devem estar inteiras e num tom verde-escuro. Retire os molhos com folhas furadas, manchadas ou com talos acastanhados ou moles. Pode ser conservado até três dias.



Alface: as folhas devem estar frescas e viçosas, os comerciantes costumam molhá-las para que tenham aparência mais fresca do que relamente estão. Evite comprá-las assim. Depois de lavada e bem seca, pode ser conservada por dois ou três dias no frigorifico num recipiente tapado.





Beringelas: escolha as mais rijas, com a a pele mais brilhante, lisa e sem manchas.



Couve: as folhas devem ter cor definida, serem frescas e firmes. A couve pode durar cerca de uma semana no frigorífico, porém o ideal é consumi-la até três dias após a compra. Não arranque os talos, mantenha as folhas inteiras e guarde-a dentro de um saco de plástico dentro do frigorifico.


Cenoura: deve ser firme, ter a superfície lisa e com cor alaranjada uniforme. Não compre se ela tiver algumas partes verdes, pois é sinal de que ficou muito tempo ao sol. Guarde-as de preferência bem lavadas, secas e embaladas num saco de plástico. Podem conservar-se sem perder a qualidade até 15 dias. Outra opção é cortá-las em rodelas e congelar, deixando-as prontas a usar.

Favas: a cor deve ser verde e brilhante, sem manchas.




Grão-de-bico: escolha os grãos sólidos com uma cor castanho-clara ou amarelada.




Pepino: para ser mais facilmente digerível corte-o em rodelas finas depois de descascado e coloque-o de molho em água fria por 2 horas, a seguir escorra-o e tempere-o.



Tomate: deve ter pele lisa e esticada, sem manchas. Pode conservá-lo durante alguns dias no frigorífico.

Sem comentários: