domingo, 27 de abril de 2008

Os perigos das "dietas rápidas"

Com o aproximar o Verão, começa-se a ver muitas pessoas preocupadas com a imagem e que querem resolver as "asneiras" de todo o Inverno num curto espaço de tempo. Começa-se a recorrer a dietas rápidas e pouco saudáveis.
Ao pesquisar sobre o tema, encontrámos num certo site, uma dieta "rápida" que achámos interessante publicar no blogue:

"Dieta da Lua
Quando a lua mudar, passe 24 horas sem comer nada. Abuse só dos líquidos: água, chá, café, diet shake, iogurtes, sopas batidas. Com isso você perde 1 quilo por semana. "

Pensamos que nem será necessário referir o quão desequilibrado este tipo de dietas pode ser. Têm graves consequências para a saúde dado serem muito pobres em nutrientes essenciais para o organismo. Por outro lado, uma vez abandonadas, facilmente se recupera o peso perdido. Podem levar a desequilíbrios metabólicos, anemias, afectar os rins (nalguns casos) e agravar estados patológicos.
Por outro lado, há ainda uma componente emocional ligada a este tipo de dietas, que podem afectar as pessoas de várias formas e até levar a casos de anorexia e bulimia.

Os nutricionistas têm o importante papel de alertar para as consequências deste tipo de comportamento e de proceder à "educação alimentar" promovendo hábitos alimentares saudáveis, tanto física como psicologicamente.

2 comentários:

Batataz disse...

De facto é uma pena que as pessoas só se preocupem com o excesso de peso nos meses que antecedem a época balneária. Deste modo é fundamental que existam entidades que alertem as pessoas para os riscos de uma dieta desiquilibrada.

Lucia, Sandy, Vania disse...

Acho essencial avisar as pessoas para o perigo que podem ser estas dietas, que no início prometem fazer milagres mas no fim se revelam prejudiciais para a saúde.
:)