domingo, 9 de março de 2008

Será que o Popeye tinha razão?




Todos nós, ou pelo menos a maioria, quando se lembra do Popeye pensa logo em espinafres. Então porque será que ele estava sempre a comê-los? Seria só pela força com que ficava depois de os comer? Na realidade, este legume de origem persa, tem muitas outras qualidades benéficas para a nossa saúde.

O espinafre é um remineralizante, purificador do sangue, favorece as secreções biliares e expulsa os detritos intestinais devido à sua riqueza em fibras. Por outro lado, para alguns investigadores ele é considerado como um anticancerígeno devido ao magnésio.
Este legume também é benéfico em situações de carência de vitamina B12, hemorragias, falta de apetite, obstipação entre outras.

Sabia que os árabes lhe chamavam “príncipe dos legumes”? É um alimento com muitas virtudes para a nossa saúde, desde que seja consumido bem fresco ou logo após a sua confecção. Isto deve-se à produção de nitritos que o podem tornar tóxico se for reaquecido, também só deve ser lavado no momento da utilização, as folhas não devem permanecer muito tempo em água mas são as únicas condições para que os espinafres mantenham as suas boas qualidades.

Porque não vai agora preparar uma boa saladinha com folhinhas bem tenrinhas do apetitoso espinafre? Use a imaginação e seja saudável!!! Afinal o Popeye sempre tinha razão…!

1 comentário:

Ana Margarida Martins Fraga | Ana Rita Viana Granchinho Bispo | Cristiana Gonçalves Martins disse...

Achei o artigo muito interessante e desconhecia todos esses benefícios dos espinafres. Pensava que a maior vantagem destes legumes era a sua grande quantidade de ferro, todavia ao folhear uma revista descobri uma noticia que desmente este facto. Parece que o Popeye não tinha razão num aspecto: a sua força excepcional podia ser derivada da lata, mas não do seu conteúdo, pois os espinafres não são particularmente ricos neste mineral.

Gostei muito do vosso blog! Espero que continuem cheias de ideias interessantes! ;)