sábado, 29 de março de 2008

Algumas considerações sobre o estado dos portugueses...

A Dr. Isabel do Carmo, endocrinologista, investigadora e autora, deu recentemente uma entrevista, muito interessante, da qual retiramos os aspectos mais relevantes.


Uma das grandes preocupações da actualidade é a obesidade infantil que tem vindo a aumentar e que no futuro terá tendência a aumentar ainda mais.


A endocrinologista salienta os três erros alimentares que para ela contribuem para a obesidade, sendo eles o excesso de açucares simples, o excesso de gorduras e o petiscar contínuo. Refere ainda outro factor que permite explicar a obesidade que é a "seleção genética dos bons aproveitadores de calorias e energia". Essa seleção foi feita até há 50 anos porque havia escassez de alimentos, ora como actualmente há abundância o resultado será a obesidade. Por outro lado, outro factor é a abundância de alimentos hipercalóricos, mais baratos do que a comida nutricionalmente mais rica. Como consequência, podemos observar que os mais obesos são os mais pobres, evidenciando-se "uma grande desigualdade social ao nível da obesidade". Com a obesidade também vem a discriminação social que aumenta com o excesso de peso da pessoa.


Actualmente em Portugal, a pré-obesidade afecta mais os homens do que as mulheres e sob o ponto de vista da endocrinologista isto deve-se a um aumento de preocupação da parte da mulher sobre estes aspectos. A Dr. Isabel do Carmo salienta ainda que a popular "barriga de cerveja" nos homens é bem mais preocupante do que a gordura alojada nas ancas das mulheres que é inofensiva.


Ao longo desta entrevista a endocrinologista salienta a extrema importância do nutricionista para avaliar os hábitos alimentares e prescrever um regime alimentar adequado que vise sobretudo a perda de massa gorda; do médico, na avaliação de eventuais doenças cardiovasculares, hipertensão e finalmente o papel do psicólogo, uma vez que a análise da personalidade do doente e dos seus comportamentos é extremamente importante.


A acção conjunta destas três especialidades são a chave de sucesso para a resolução de problemas como a obesidade.

1 comentário:

Ângela Carvalho e Hélia Barros disse...

Também li a entrevista e achei muito interessante pelo facto de transmitir conclusões acerca da típica relação entre os maus hábitos alimentares e a obesidade, mas de forma mais precisa. Achei também que fizeram uma boa selecção do essencial. Continuem meninas*