sábado, 15 de março de 2008

Nutraceutica – O Poder de Cura dos Alimentos

As refeições do futuro não irão apenas nutrir nosso organismo. Cada alimento terá uma função específica na prevenção e tratamento de doenças que vão desde uma simples gripe até ao cancro. Isso porque um novo ramo da ciência , a NUTRACEUTICA , investiga os benefícios dos alimentos e o modo como eles actuam sobre as doenças que mais assolam a humanidade. O segredo está nos chamados compostos bioactivos, (Licopeno, flavonóides e outros) encontrados em algumas frutas, legumes, verduras, e alguns peixes, também no iogurte e leite fermentado, que revolucionaram conceitos e teorias sobre a nutrição humana.

"A alimentação adequada e exercícios leves podem reduzir em até 40% a incidência de casos de cancro no mundo", anuncia a nutricionista Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, de Piracicaba-SP.

O principal desafio da NUTRACEUTICA, é estudar esses componentes, isolá-los e descobrir a quantidade ideal para prevenir ou tratar as doenças. Hoje sabe-se que uma boa alimentação é capaz de prevenir ou até mesma curar enfermidades, pois o nosso organismo fica mais forte e resistente para combater as bactérias causadoras das diversas doenças.

1 comentário:

Rui Ressurreição. disse...

parabéns pelo vosso blog...axo interessante desenvolverem mais ideias do género para o bem da comunidade científica e das pessoas em geral...parabéns e felicidades para o vosso curso.RUI RESSURREIÇÃO