terça-feira, 4 de março de 2008

O porquê da obesidade mórbida?

Um estudo feito na Universidade do Minho, pela estudante Susana Silva, demonstrou que cerca de 88% dos obesos submetidos ao estudo tiveram experiências adversas na sua infância. Dentro destas experiências adversas constam abusos físicos, emocionais, sexuais, negligência física e emocional, experiências de exposição a violência doméstica, abuso de substâncias e doença mental ou suicídio.

Actualmente a obesidade mórbida afecta cerca de 300 mil portugueses e a solução mais procurada para este problema é a colocação de uma banda gástrica, porém não deve ser tomada como medida única.
A psicóloga Ângela Maia, investigadora nas áreas da depressão e do trauma, ao acompanhar a trajectória de vida dos indivíduos com histórias de abuso, concluiu que “comer dá imenso jeito para resolver questões mal resolvidas”.

Sendo assim, uma vez que a ingestão compulsiva de alimentos ocorre em períodos de maior ansiedade, o indivíduo com a banda gástrica não vai conseguir comer de forma a ver atenuada a sua angústia. Esta investigadora receia que estes indivíduos fiquem pior depois da colocação da banda gástrica sem acompanhamento psicológico. Esse acompanhamento é essencial antes, durante e após a colocação de uma banda gástrica contra obesidade mórbida, visto que uma das causas para esta doença pode ser de foro psicológico.

Sem comentários: