segunda-feira, 17 de março de 2008

Distúrbios alimentares - Existirá uma solução?




O problema dos distúrbios alimentares tem vindo a ganhar cada vez mais atenção por parte da comunidade científica e da população em geral. Tem-se trabalhado sobretudo no diagonóstico e tratamento destas doenças e vários profissionais especializados em ciências sociais têm tentado desvendar as motivações que podem estar na sua origem.



No entanto, esta "guerra" parece mostrar-se mais dura do que se possa ter imaginado inicialmente. Cada vez mais pessoas padecem deste tipo de desiquilíbrio e têm surgido até novas doenças como a permarexia e a ortorexia.



A permarexia foi identificada já há alguns anos nos EUA e define-se como um tipo de distúrbio alimentar em que o doente se torna completamente obececado por dietas, sobretudo de emagrecimento, e entra num estado de dieta permanente, do qual advêm complicações óbvias para a saúde.



Quanto à ortorexia, esta pode ser definida como uma obcessão por ingerir apenas comida saudável, controlando tudo o que se ingere até ao detalhe: composição nutricional, origem do alimento, presença de químicos e aditivos, etc... Esta perturbação è mais comum entre vegetarianos e macrobióticos, por exemplo, e pode até contribuir para o isolamento social do doente.



O que poderá estar na origem de todos estes problemas? Porque é que só recentemente se começou a ouvir falar deles? Serão fruto da sociedade actual ou sempre existiram?



Cabe-nos a nós, como parte da comunidade e também como futuros nutricionistas reflectir sobre este tema e tentar compreendê-lo para podermos contribuir para a sua resolução, se é que tal é possível, e por isso agradecemos desde já os vossos comentários nesta questão.

Sem comentários: