sábado, 1 de março de 2008

Será que o número de refeições que fazemos afecta a nossa saúde?


É já parte do senso comum que devemos fazer pelo menos três refeições por dia. Mas quais as consequências de não cumprirmos esta regra básica que faz parte dos nossos costumes e do nosso quotidiano?

Um estudo efectuado por cientistas de organizações governamentais americanas (Agricultural Research Service e National Institute on Aging), demonstra quais as possíveis consequências de se efectuar apenas uma grande refeição, em vez de três refeições por dia.

Neste estudo participaram alguns voluntários que foram sujeitos a dois tipos de dieta: uma delas incluia uma grande refeição por dia e a outra três refeições por dia, tendo cada uma delas durado oito semanas.

Depois de analisarem os resultados, os investigadores verificaram que durante a dieta que continha uma refeição diária, os indivíduos apresentavam uma subida significativa do colesterol e pressão sanguínea. Curiosamente, verificaram ainda que apesar do aumento do risco de doença cardiovascular, estes indivíduos apresentaram também uma ligeira redução do peso e de massa gorda durante esta dieta.

Análises posteriores mostraram que em comparação com o período em que estavam sujeitos a uma dieta de três refeições diárias, durante a dieta de apenas uma refeição, os indivíduos apresentavam índices de glicemia mais elevados e mais prolongados, para além de uma resposta mais tardia à insulina (responsável pala remoção do açúcar do sangue), o que corresponde a um aumento do risco de diabetes.

Mais vale não saltar as refeições, não?

Sem comentários: